terça-feira, 16 de outubro de 2012

Socorrooo tenho um filho pré-adolescente!

A mudança tem sido visível. De há uns tempos para cá o rapaz tem ganho corpo, e mais que isso tem ganho personalidade! Esta a começar a ficar irritadiço, resmungão e ontem chegou mesmo a ter uma atitude violenta e desadequada com o pai. Confesso que tenho dificuldade em lidar com estas variações e muita pouca paciência. Ele sempre foi um menino extremamente atencioso e muito dedicado, mas também sempre teve o seu feitio. Tem pouca paciência para os irmãos e tem muita dificuldade em aceitar quando não tem razão. Acha sempre que tem que ser o último a falar e agora toda esta personalidade esta a ficar cada vez mais marcada. A questão é que me lembro de ser muito parecida na adolescência , sei o que sofri e o que fiz os meus pais sofrerem e tenho medo, muito medo do que possa estar para vir.....

6 comentários:

  1. É o percurso normal da vida, encara como mais uma fase na vida deles.
    E vocês lá para limar as atitudes e chama-los à razão (e continuar a educar e a mostrar o que está correcto e o que está errado).
    Costumam dizer que a primeira adolescência é a fase dos terrible two. Já sobreviveste a 3, agora entras na segunda dose :)

    ResponderEliminar
  2. Achas que é assim tão simples??? Ai a sério. Claro que eu tenho tendência para exagerar sempre um bocado mas a minha adolescência foi horrível! Mas ontem a cena foi pesada. Mas no fundo ele estava completamente assustado e não percebe bem o que se passa com ele. Conversei com ele, expliquei que vai começar a passar por alterações físicas e interiores em que se vai sentir perdido, mas que pode sempre contar com os pais. Quero tentar ajuda-lo da forma como eu gostava que tivesse feito por mim. Ai mas queres dizer que isto vai ser a triplicar? Por incrível que pareça parece-me que o do meio vai acabar por ser o mais pacífico.....

    ResponderEliminar
  3. Por acaso fui uma adolescente que não dei muitas dores de cabeça aos meus pais (digo eu, do meu ponto de vista :)))
    Há um livro muito engraçado para eles nesta altura chama-se "Ser rapaz é fixe" do Dr. Pedro Pires.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já encomendei.... Acho que preciso mesmo de ler um bocado sobre o assunto. Obrigado Té! Beijos

      Eliminar
  4. No meu caso é uma pré adolescente, palpita-me que os probleminhas que surgem são de cariz "ligeiramente" diferente:)
    jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que também não devem ser nada fáceis! Acho que não queria trocar de lugar contigo...

      Eliminar