segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Educação

Tenho bem presente o tipo de educação que quero para os meus filhos. Claro que não é uma linha completamente recta, às vezes temos que fazer desvios que não estavam programados, mas tento sempre não me desviar muito....
O que sempre me fez confusão são crianças desobedientes. Todas tem direito a ser crianças, mas também têm o dever de respeitar os adultos.
Este fim-de-semana o do meio voltou a deixar bem marcada a sua personalidade. Teimoso até mais não e quase impossível de vergar. Foi de tal maneira que eu e o maridinho decidimos que vamos com ele a uma consulta com um pedo-psiquiatra. E se calhar não tanto para o mudar, mas mais para saber como temos que lidar com ele. Confesso que começo a perder a cabeça mais do que devia e essencialmente, do que queria. Mas também a experiência tem que me dito que é uma das melhores formas de lidar com essas teimosias. Portou-se mal e eu mandei-o pedir desculpas ao irmão. Não pediu e começou a querer "arrebitar". Sentei-me com ele na rua e disse-lhe que só saiamos dali quando estivesse mais calmo e pedisse desculpas ao irmão e a mim. Estivemos sentados seguramente mais de meia hora. Até chorei! Mas lá cedeu e foi para o restaurante calmamente, pediu desculpas ao irmão e portou-se lindamente.
Mas o engraçado disto tudo é que depois de tudo isto vamos jantar com várias pessoas e uma delas é educadora de infância e tem um filho com 6 anos (o meu do meio faz sexta-feira 6 anos).E eu fico completamente parva com a forma como aquele miúdo é educado. Pura e simplesmente não come, ou melhor come o que quer e o que lhe dá na gana: janta batatas fritas, gelados, tudo e qualquer coisa que lhe apeteça. Como tal nunca se senta a mesa nas refeições!! Neste caso estávamos num aniversário e enquanto cantávamos os parabéns o menino não saiu da frente do computador onde estava a jogar um jogo de armas onde havia sangue por todo lado. Eu nem sequer ver deixo os meus filhos, quanto mais jogar!!! Depois de lhe desligarem o computador (não, não foi a mãe) o menino pegou numa pistola de brincar e começou aos gritos a fazer barulho.... A mãe lá lhe pediu muita calmamente que não o fizesse. Mas ele só obedeceu quando foi outra pessoa a mandar calar.... Lamento mas não consigo perceber este tipo de educação... Gostava de me antecipar uns anos e ver o tipo de pessoa que este menino será

4 comentários:

  1. TAMBÉM ME FAZ ALGUMA CONFUSÃO ESSAS CRIANÇAS, ALIÁS...ESSES PAIS..

    O meu do meio também é um bocado dificil de vergar, mas com jeitinho, muita paciencia e firmeza, a coisa vai lá!!

    Beijinhos

    (olha que ir à serra da estrela no inverno e não ver neve..)

    ResponderEliminar
  2. Pois eu tenho dois e também me faz muita impressão esses pais. O meu filho mais novo tem 3 anos e é complicado lidar com ele, tem um feitio dificil, mas com paciência tudo se resolve! Agora também vos digo que privo (privei)com certos pais que... olhem nem sei que vos diga! Miminhos muito (na minha opinião)agora faltas de respeito jamais.

    ResponderEliminar
  3. Nao sei o que te diga, concordo contigo.... A culpa nunca é dos miúdos mas sim dos pais que não querem ter trabalho a educar!!!

    ResponderEliminar
  4. Giro este blog, este post é uma cópia daquilo que penso, embora ás vezes, com tanto cansaço, acabo por ceder um bocadinho. É pena é que estas crianças quando forem adultos acabem por ser uns frustrados.

    ResponderEliminar