quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Da educação

Já aqui falei sobre o envolvimento que os pais devem ter nas escolas do filhos. Hoje volto á carga! Ontem convidaram-me para ouvir o senhor Albino que é o representante nacional das associações de pais (CONFAP). Senhor bem falante (demasiado falante), no final acabou por se revelar ligeiramente arrogante, mas com muitos conhecimentos. Cada vez mais me convencem que realmente os pais tem que estar presentes. Não podem abdicar da sua responsabilidade de educar, que passa também por participar. Não podemos pura e simplesmente deixar os nossos filhos na escola e depois queixarmo-nos do que esta mal.É preciso conhecer para puder intervir. Levantei o meu rabinho de casa, deixei o mais novo a chorar porque não queria que eu saísse de casa, deitei-me já passava da meia-noite (para mim é madrugada!) mas sei que estou a lutar para que os meus filhos tenham uma escola melhor.
E o que ele disse da escola de hoje em dia é assustador. Cortaram no número de professores, e nas disciplinas o que faz com que as crianças tenham tempo livre. Não sou contra o tempo livre, aliás sou contra a crianças sobrecarregadas, mas a questão é que ao cortarem nas aulas estão a cortar na possibilidade de aprender. Eu estou decidida a envolver-me ainda mais. Sou representante da sala do mais novo e vou fazer parte de uma lista para a associação de pais na EB2/3. E vocês????

6 comentários:

  1. Na escola das minhas não há esses problemas porque a escola é particular, de qualquer forma tbém estou sempre atenta e tenta estar presente. Hoje tenho reunião da sala da mais nova e não vou faltar. Mas a verdade é que a grande maioria das escolas publicas podem funcionar melhor ou pior dependendo dos pais, de haver ou não associação de pais... já se sabe que agora com a austeridade vai tudo piorar mas se ospais nada fizerem para minorar a situação tbém perdem o direito a queixarem-se.
    Fazes mto bem olhar pela escola dos teus meninos.
    Felicidades
    Maggie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem duvides Maggie, quanso os pais se empenham tudo corre pelo melhor. bjs

      Eliminar
  2. Para começo de conversa deixa-me confessar-te que não suporto esse senhor (conheço). Eu já fiz parte de uma associação de país, mas foi esperiência que durou apenas alguns meses. Saber de experiência feita concluí que não tenho feitio para muitas das coisas que por ali se passam...inclusivamente tive o azar de se vir a descobrir mais tarde que a besta que ficou com a área da contabilidade (Tesoureira) desviou dinheiro para si...Até hoje anda na rua de cabeça erguida, eu por essas e muitas outras afastei-me imediatamente. Faço tudo o que posso pelas minhas filhas, mas sózinha, nunca mais me envolvi nem em ser representante, nem delegada, nem da associação...gata escaladada de águas fria tem medo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Suricate, eu também o achei um bocado arrogante e snob, mas sabe do que fala. Sei que há muita gente com problemas idênticos, olha na escola do do meio aconteceu a mesma coisa e agora ninguém quer formar uma associação de pais! Mas é preciso tentar fazer melhor do que os outros. Bjs grandes

      Eliminar
  3. eu acho que por aqui há pouco envolvimento dos pais-como deves saber no ano passado com as confusões da escola do miguel consegui promover uma reunião de pais, e com um grupo d epais igualmente interessados conseguimos pelo menos mais um auxiliar...ou seja se formos todos mais preocupados e presentes conseguimos passar a mensagem de que estamos lá e queremos estar-tento manter-me atenta- para já no infantario sou representante da sala do joao mas minha a preocupação é a escola sem duvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia É mesmo assim, quanto mais gritarmos mais reparam em nós! Bjs

      Eliminar