quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Da minha mãe

Qualquer pessoa que se vê obrigada a estar num hospital sente-se fragilizada. A não ser que seja para ter um filho, e que tudo corra normalmente, de outra forma é sempre uma situação de debilidade. A minha mãe é uma pessoa com uma personalidade extremamente marcante. Julgo que não há ninguém que alguma vez tenha estado com ela que se tenha esquecido dela. Não é bonita, não é elegante (digo não é magra, porque elegante é muito), mas é impossível esquece-la. Já eu passo despercebida. Embora digam que sou bonita, que estou muito elegante (diga-se magra) passo muito bem despercebida. Não tenho a postura dela, a confiança que ela tem. Tão pouco tenho a capacidade que ela tem de cativar, de fazer amizades, de saber falar, da clareza de ideias, e no entanto vê-la ali naquela cama de hospital dá-me vontade de trocar com ela, porque sei o quanto ela se esta a sentir impotente. E faz-me sentir o quanto eu gosto dela, o quanto ela é importante para mim, o quanto eu preciso dela ainda, o quanto eu quero que ela transmita toda a cultura, toda a garra e gosto pela vida aos meus filhos! Amo-te mãe, e quero dizer-to muitas vezes para que o saibas, para que mais tarde não tenha pena de não o ter dito vezes sem conta...
Mas para além de ela ser minha mãe ela é uma mulher extraordinária. Foi das primeiras mulheres a tirar o curso de direito em Coimbra. foi, junto com amigas, a primeira a ir a um baile de finalista com o traje académico, foi a primeira mulher advogada, a usar calças e a entrar num café nesta terra, lutou com toda a sua força e influência pela democracia, mantém sempre uma atitude de justiça e um actividade política que primam pela igualdade e pela justiça social! Esta é a minha mãe!

4 comentários:

  1. Que lindo amiga:-)...ai (suspiro!) Que sentimento tão bonito, que bonito de ver e de sentir. E que inveja...tenho mãe, mas não tenho mãe. Se me acompanhas há algum tempo sabes a tristeza e o vazio que sinto por essa ausência. Quando falo em inveja, entenda-se, é com um sorriso nos lábios, porque como já disse uma vez, à minha mãe agradeço porque me ensinou tudo o que eu não queria ser com/para as minhas filhas. Até hoje não sei o sabor de um beijo da minha mãe, de um gosto de ti e essa dor acompanha-me...faz parte de mim. Por isso sabe-me bem, conforta-me e fazem-me sorrir pessoas como tu que têm a sorte de ter uma MÃE e de poder mimá-la, acarinha-la, beijá-la! Faz isso quantas vezes te apetecer...nunca serão vezes demais!
    Se me permitires mando um beijo para as duas!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei de lágrimas nos olhos, adorei o amor e ternura que tens pela tua mãe e pela pessoa maravilhosa que ela é.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Andei tão atarefada que nem soube, desculpa não ter estado aqui para te dar apoio, pois gosto muito de ti e gostava de te ter apoiado. Beijinhos e muita força.

    ResponderEliminar
  4. É amor único um orgulho desmedido. Que ELA saia depressa do hospital e que tudo não passe de uma memória. beijos nossos

    ResponderEliminar