sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alzheimer

Hoje é dia mundial do doença de Alzheimer. Confesso, que como qualquer doença, assusta-me muito. A única "vantagem" é que a pessoa acaba por perder a consciência da situação em que esta e da aproximação da morte. De resto é uma dor imensa para os familiares ver o seu ente querido a perder a memória, a deixar de se lembrar, a não reconhecer sequer os mais próximos, a tornar-se violento. Tenho uma amiga com o pai nesta situação. Para ela vai um beijo muito especial.

2 comentários:

  1. Tenho a minha mãe assim há 7 anos, e sim é dificil, foi muito nos primeiros tempos, custou-me a aceitar, foi-se tornando cada vez mais violenta e hoje em dia está em fase terminal, continua violenta, já não tem nenhuns momentos de lucidez e vive num mundo só dela.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Rainha, infelizmente o meu sogro também está assim há 5 anos. Nos primeiros dois anos tornou-se um pouco violente agora já não, está lá no mundinho dele, tem picos de memória que duram uns segundos e que só conseguimos perceber por certas palavras que diz. Como nós costumamos dizer ele não sabe que está assim mas para nós família é muito difícil ver alguém que sempre foi "cheio de vida" assim, mas é a vida. Ninguém morre da doença de Alzheimer, esta doença não mata, o doente pode viver muitos anos assim.

    ResponderEliminar