quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sem filhos!!!

Os meus filhos mais velhos foram ontem com a minha mãe para Moledo. É a primeira vez que vão passar uns dias sem os pais e devo dizer que o mais velho tem 8 anos, o que faz de mim a mãe mais galinha de todas!!! Sinto-me vazia mas ao mesmo tempo relaxada. Eles estavam cansados de estar aqui sem fazer nada e foi o mais velho que sentiu necessidade de ir e divertir-se. O do meio ao principio não queria ir, mas lá consegui convence-lo. Aliás o rapaz tem andado estranho. Há dias tinha uma festa de um amigo do infantário e não queria ir. Acabei por o convencer mas quando lá chegou não quis ficar e "obrigou-me" a ficar com ele até cantar os parabéns e depois veio embora comigo.... A parte boa destas situações todas é ver que apesar de todas as guerras e lutas eles não passam um sem o outro!!! O mais velho não ia para Moledo sem o do meio e o do meio ficava na festa se o mais velho ficasse....

2 comentários:

  1. Eu estou sem filhos mais velhos também. E eles estão habituados a isso desde sempre (na casa dos meus pais)

    Vou deixar-te o comentário que deixei no blog de Carla Isabel sobre ser-se mãe galinha e sobre a ideia dela de que não há outra forma de se ser mãe.

    Eu acho que há outras formas de ser mãe sim. se calhar eu não sou mãe galinha. Sou mais mãe leoa. Gosto que eles vão, que aprendam, que tentem, que se deslumbrem com outros possibilidades. E eu estarei sempre cá para os proteger, para os defender.

    Ainda ontem falava sobre isto com a minha mãe. Os meus filhos estão felicíssimos de estarem com a minha mana. Tão felizes. Tão mais felizes do que se estivessem aqui comigo, fechados em casa.

    É tão bom eles estarem felizes. É tão bom eu ter manas e pais que fazem tudo por eles; que os fazem sentir completamente em casa. É tão bom quando eles também podem aprender que o resto da família também é família para cuidar deles. Uns verdadeiros segundos pais.

    E tenho medo que quem leia possa pensar que se os filhos não estão a morrer de saudades que isso signifique que não se sintam maravilhosamente bem em casa. Nós, pelo contrário, na psicologia chamamos a isso vinculação segura.

    os teus filhos adoram-te e tu adora-los mil milhões. E eu sei disso. Eu vejo isso. Mas há outras formas de se ser mãe sim. E igualmente positivas.

    ResponderEliminar
  2. O meu lado racional diz-me que tens razão, mas o meu lado emocional tem dificuldade em perceber!! Gosto muito de os ver crescer e gosto que partilhem essas emoções, mas confesso que gosto muito de estar presente! Bjs

    ResponderEliminar