segunda-feira, 7 de maio de 2012

Adopção

Desculpem mas há palavras que para mim nunca consigo alterar a escrita por mais acordos ortográficos que apareçam....
É desde muito cedo um grande deseja meu, a par com o de ter filhos biológicos. Há dias na SIC Mulher, no programa Reconstrução Total era uma família que tinha adoptado mais de 7 crianças, e muitas deles com problemas físícos e psicológicos. E que coragem é preciso! Eu debato-me com a coragem de adoptar uma criança, que não escondo, gostava que fosse uma menina. E de repente deparo-me com tantas dúvidas, minhas e de pessoas amigas. Com histórias de adopções que correm mal, no sentido de a criança ser problemática. Claro que é um egoísmo muito grande pensar que tem que correr bem, porque um filho biológico também pode "correr" mal, mas para esse há sempre "desculpas"! Para os outros é uma questão de genes. Eu tenho um primo que adoptou uma criança. Praticamente desde que nasceu e neste momento, o rapaz tem 8 anos, e tem muitas dificuldades na escola. Seria diferente se fosse biológico? Mas de qualquer forma não vale a pena ter feito toda a diferença para aquele miúdo ter pais, avós, familiares que se preocupam com ele? O que seria dele se estivesse numa instituição? Quem teria todos estes cuidados com ele? Não terá muitas mais hipóteses de ter um percurso diferente tendo uma família???? Claro que imagino que não será fácil, mas também gostava de ter a sensação de ter sido responsável por tornar a vida de alguém diferente e provavelmente de a minha vida ter outro sentido. Claro que faço já faço a diferença em ter 3 filhos, mas estes foram planeados, desejados por nós! Não consigo deixar que me doa o coração cada vez que penso na quantidade de crianças que cresce sem um família. Mas e se chego a um ponto de arrependimento? Que sentimentos isso pode trazer a mim e a minha família?

4 comentários:

  1. Este é o tema que mais doi ao meu coração, pois convivo de perto com as crianças que esperam desesperadamente por um lar, por uma familia, tenho 2 instituições aqui na minha pequena cidade, e essas crianças andam na escola com os meus filhos, nos Escuteiros que consegui levar os Escuteiros até eles, o meu Artur treina andebol e na sua equipa de minis femeninos tem 3 meninas de lá, e ele vêm tantas vezes com o coração partido, elas pedem-lhe colo, mimo e são um doce, queriam que ele fosse mano, pai que as trouxesse para casa. Sei que ás vezes corre mal, sei que são crianças que ao sofrerem muito têm muitos traumas, sei que é preciso além de um coração aberto cheio de amor para dar, é preciso ter disponibilidade total para fazer aquelas crianças acreditarem que vai correr bem, e acima de tudo sabermos que vai correr muitas vezes mal. Quando é um bébé a probabilidade de correr mal como acontece com o teu familiar é quase igual á dos que são nossos, educamos 3 filhos da mesma forma e tu sabes que são todos diferentes e todos nossos filhos. A adopção é muito complicado, neste momento eu nunca poderia adoptar posso ser familia de acolhimento, mas acho que é pior pois os meus filhos, as crianças e eu iamos todos sofrer muito, assim faço o possivel para lhes dar o que posso, alerto as associações para os incluirem, para lhes oferecerem uma oportunidade. Tens de pensar muito, muito é um passo muito importante e devolver uma criança eu acho impensavel, dai ser preferivel nunca as irem buscar.

    Obrigada pela visitinha, gosto tanto de falar contigo, se quiseres deixo-te aqui o meu mail. fa.agostinho@gmail.com

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. eu em tempos lidei de perto com crianças institucionalizadas e nasceu o desejo de adotar-são crianças tão carentes em afeto entretanto vieram os filhos e volta e meia falamos disso e neste momento não é algo que pensemos em fazer... para mim seria impensável devolver uma criança como se de um produto se tratasse dai achar que tem de ser muito ponderado.

    ResponderEliminar
  3. Por mto ke as pessoas queiram negar, os genes são responsáveis pelo bom e o mau ke todos poderemos ter... so é mais facil de lidar com genes biologicos pk os filhos serem parecidos connosco é uma coisa, outra coisa é serem diferentes..
    é realmente um acto de coragem ke só é ultrapassado por egoismo pk n conseguem ter filhos de outra forma ou por uma grande vontade de ser heroico..
    é realmente complicado adoptar mas ha casos de sucesso e até acredito ke sejam maioria, agora se os miudos sao felizes.. isso ke já ponho as minhas duvidas..lembro me sempre do caso duma mae mto conhecida pelo seu blog ke recusou uma criança por ser doente, hoje ja tem uma filha e agora duvido ke queira adoptar.. o ke eu realmente penso é ke a criança ke ela recusou teve sorte..pk nunca seria feliz com uma mãe dakelas..

    ResponderEliminar
  4. Olá querida tens um miminho no meu cantinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar