sexta-feira, 25 de maio de 2012

Necessidades

Ontem recebi uma mensagem da filha da minha emprega a perguntar se podia adiantar dinheiro para pagarem a luz. Confesso que não achei assim lá muita graça a forma como o pedido foi feito, mas sei que passam necessidades e já é normal andar sempre com os pagamentos em adiantado. Às vezes fico com pena pois começo a pensar que o dinheiro não lhe chega e acabo por "trocar" os adiantamentos por trabalho (e lá por casa é sempre preciso, se não é dentro de casa é no jardim). Acabei por não responder mas com a ideia de ir levantar o dinheiro. Mais tarde tinha outra, já como se fosse em nome da mãe, a pedir para confirmar senão teria que pedir o dinheiro a irmã. Voltei a desconfiar do tom. No agitação do final do dia, entre idas ao oculista e ao supermercado para comprar jantar, esqueci-me do dinheiro. Mais tarde respondi que me tinha esquecido mas se fosse mesmo urgente o meu marido ia levantar depois do jantar. Disse que sim, que era urgente. Já ia para a cama quando recebi outra mensagem a pedir imensas desculpas porque quem tinha mandado a mensagem tinha sido a filha! E tanto coisa me passou pela cabeça!!! Não que a filha quisesse o dinheiro para ela, mas da forma como ela me abordou. A minha empregada deve ter ficado tão envergonhada que me disse que não tinha condições para continuar a trabalhar. Ai isso é que não!!! É uma mulher fantástica que trabalha até dizer chega por causa dos filhos. No meu ponto de vista é capaz de os "mimar" demasiado, mas isso ninguém pode condenar. E quando digo mimar não me refiro a carinhos, mas sim a facilitismo que não são compatíveis com as condições de vida que tem. Por exemplo mora a cerca de 3km do centro da cidade. Via todos os dias levar o filho mais novo a escola primária do centro da cidade quando tem uma a cerca de 500m de casa. Os restantes filhos também não vão de autocarro para casa, é ela que os vai buscar....
Agora vou ter que dar a volta a situação para não perder esta minha "melhor amiga"!

3 comentários:

  1. Ela tem de por o orgulho de lado e voltar, sabes que ter orgulho e ser pobre não é compativel, aprendi isso numa das fases negras da minha vida, a humildade é muito melhor nesses casos, sei do que falo. Fazes bem que se é boa empregada não a podes perder isso hoje em dia é raro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar